Bicharada de A a Z - Atividades

Atividades

O fato de o livro ser formado por cartelas torna a atividade bastante divertida para as crianças.

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Veja aqui as sugestões contidas no Livro e as enviadas por outros usuários:

Guardar as cartelas

O momento de guardar também é de divertimento e aprendizado: estimule a criança a guardar as cartelas na ordem alfabética usando a letra principal (cartela alfabeto) como apoio.

Escolher bichos que compoem seu nome

Escolher bichos que compõem seu nome (p. ex. abelha, neon e arara formam Ana).

Procurar bichos negritados

Encontrar os bichos negritados, citados no meio dos textos.

Desenhar e escrever os nomes dos bichos

Encontrar determinados animais, desenhá-los e escrever seu nome, usando as cartelas como referência.

Explicar as classes

Explicar a diferença entre as classes.

Brincar com as classes

Encontrar determinadas classes de animais (p. ex. mamíferos, aves, etc.).

Brincar com os tipos de animais

Brincar com os tipos de animais e o que fazem (use as características no verso das cartelas).

Identificação dos bichos

Identificar os bichos com as palavras de cada cartela (use o verso como apoio caso necessário).

Discussão sobre os bichos

Espalhar as cartelas pelo chão, escolher aquelas que mais chamam sua atenção e discutir sobre os bichos.

Bizoião

Os cards são espalhados no chão e quem está no comando escolhe um bicho (sem falar qual é) e diz:

Sou espião e meu bizoião ve um bicho que começa com [letra escolhida]”.

Se a criança quiser, especialmente se o card tiver muitos bichos, ela pode dar algumas dicas.

Quem acertar passa a ter o comando da brincadeira.

Esta brincadeira é uma variante do famoso “o que é o que é”, mas traduzido livremente do inglês “I spy with my little eye, something that begins with [letra]”.

Memória de A a Z

Um jogador olha para 3 (três) cartelas e tenta decorar todos os animais. Outro jogador esconde as 3 cartelas e escolhe uma das letras. O primeiro jogador deve falar o nome dos animais que lembrar com a letra escolhida. Depois os dois jogadores trocam de função e repetem o processo.

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